CIRURGIA ROBÓTICA
Os avanços tecnológicos também estão sendo utilizados na medicina.
Os avanços tecnológicos também estão sendo utilizados na medicina.
Na área da urologia e, principalmente, na cirurgia urológica, tem-se aproveitado o benefício de algumas tecnologias. São as chamadas cirurgias minimamente invasivas. O que isso quer dizer?
Isto significa estamos realizando cirurgias idênticas às tradicionais, porém com orifícios menores ou utilizando-se orifícios já existentes ou naturais. Neste capítulo vamos abordar duas das mais modernas e importantes tecnologias que estão sendo utilizadas na urologia. São elas a videolaparoscopia e a robótica.
Figura 1
Posicionamento dos portais da cirurgia
A videolaparoscopia iniciou no final do século passado e trouxe diversos benefícios aos pacientes e muitos desafios aos cirurgiões (figura 1). Essa é uma via utilizada para diversas cirurgias urológicas. Ela utiliza-se de pequenas incisões (cortes) na pele, portanto trazendo vantagens como menor dor pós-operatória, menor uso de analgésicos, menor tempo de internação hospitalar, menor tempo para retorno às atividades rotineiras, assim como uma melhor estética. A cirurgia videolaparoscópica é desafiadora para o cirurgião, pois o mesmo irá usar instrumentos ao invés de suas mãos (figura 2) e um monitor de TV onde a imagem tem somente duas dimensões e o nosso corpo humano tem mais que duas, mas também proporciona uma visualização melhor que o olho nu, pois existe uma amplificação do campo operatório (figura 3). No entanto, os cirurgiões com treinamento adequado em videolaparoscopia, realizam-na com extrema qualidade e eficiência. Esta via cirúrgica é muito utilizada em cirurgias do rim, ureter, bexiga, próstata e testículo, porém ser feita em diversas outras situações e órgãos.
Figura 4
Plataforma para cirurgia robótica
A cirurgia realizada com o auxílio robótico é o que existe de mais moderno em equipamentos cirúrgicos atualmente (figura 4). Ela é feita pelos mesmos pequenos orifícios que a videolaparoscopia, porém com o auxílio do robô. Esta é uma tecnologia mundialmente difundida, sendo que nos Estados Unidos já é a técnica cirúrgica mais utilizada nos procedimentos urológicos. É considerada uma tecnologia de ponta, sendo o seu custo muito elevado. O uso dos braços robóticos traz algumas vantagens sobre a videolaparoscopia, sendo elas: maior precisão de movimentos, movimentos que o braço humano não consegue executar e imagem em três dimensões (mais perfeita) (figuras 5 e 6).
Portanto, a cirurgia robótica trouxe mais precisão e eficiência aos nossos tratamentos cirúrgicos convencionais. Além disso, o cirurgião fica operando sentado, num local chamado console (figura 7). Deste local ele comando os braços robóticos, podendo realizar cirurgias na mesma sala cirúrgica, mas também à distância (já foram realizadas cirurgias transcontinentais, ou seja, o cirurgião em local e o paciente em outro país). Este fato, o uso do console para operar sentado, permite um maior conforto ao cirurgião, o que torna o procedimento cirúrgico menos cansativo, aumentando a vida útil do cirurgião. No Brasil já existem alguns hospitais que possuem esta tecnologia, sendo que em Porto Alegre também já dispomos da cirurgia com auxílio robótico. As mesmas cirurgias que podem ser feitas por via videolaparoscópica também podem ser feitas por via robótica, desde que a instituição tenha um robô disponível e cirurgiões com treinamento e certificação para realizarem este tipo de cirurgia.
Figura 7
Console: onde fica o cirurgião que comanda o robô
O Dr. Caio Schmitt possui sólido conhecimento para oferecer aos pacientes as melhores técnicas cirúrgicas, inclusive a cirurgia robótica.
Durante a consulta médica o médico irá explicar as vantagens e desvantagens de cada técnica, sempre para o benefício do paciente.
Agendar uma consulta médica é o primeiro passo para resolver um problema de saúde.
No mês de agosto de 2023 tive a oportunidade de participar de um importante evento em cirurgia robótica, o 3rd International & SRS LATAM Robotic Surgery Congress. Além da participação, fui honrado...
Assista à entrevista do Dr. Caio Schmitt para o Podcast "Conversando Sobre Saúde".
Novembro Azul é um movimento mundial que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata. O diagnóstico...