LASER
Não existe a cirurgia “por laser” e sim a cirurgia “com laser”.
Não existe a cirurgia “por laser” e sim a cirurgia “com laser”.
O laser é uma fonte de energia. Na urologia, realizam-se diversas cirurgias que utilizam o laser como uma ferramenta para sua realização. Pode-se utilizar o laser, mais comumente, em cirurgia de cálculo urinário, na próstata, em alguns tumores urinários e no tratamento de estenose (estreitamento) do ureter ou uretra.
Figura 2
Fibra de laser utilizada no tratamento dos cálculos urinários
Quando realiza-se uma cirurgia para tratamento de cálculo urinário, podemos utilizar o laser para fragmentar ou pulverizar a pedra (figura 2). Este é um método muito eficaz, sendo utilizado na maioria dos casos. O urologista pode fazer uso desta tecnologia no tratamento de cálculos que encontram-se no rim, no ureter, na bexiga ou na uretra. Existem diversos equipamentos de laser disponíveis no Brasil. A fibra do laser é introduzida através de um endoscópio, equipamento com uma câmera na sua extremidade, onde o urologista pode visualizar o cálculo e atingir o mesmo com a energia do laser (figura 3 e 4). Portanto, esta técnica é utilizada quando da necessidade de quebrar uma pedra no sistema urinário.
Figura 5
Utilização do laser no tratamento cirúrgico da próstata
O laser também pode ser empregado no tratamento da próstata, porém ele tem uma única indicação: a diminuição do tecido prostático, levando a desobstrução urinária. Quando temos a indicação de cirurgia para melhorar os sintomas urinários devido ao crescimento da próstata, pode-se lançar mão do uso do laser (figura 5). Neste caso, o laser vaporiza o tecido prostático, levando a sua destruição e consequente melhora do fluxo urinário (figura 6 e 7). Esta tecnologia oferece a vantagem de poder ser utilizada para qualquer tamanho de próstata, pois utiliza somente solução fisiológica durante a sua utilização, permitindo ao urologista que faça a cirurgia sem um tempo limite, como ocorre na cirurgia tradicional, sem o laser.
Figura 8
Tratamento de tumores uroteliais com laser
Quando há um tumor no sistema urinário, exceto o tumor de rim, envolvendo o sistema de drenagem da urina, podemos utilizar o laser para fulguração ou exérese (retirada) destes tumores. Isso pode ocorrer na pelve renal, ureter, bexiga ou uretra. Em casos selecionados, a remoção do órgão não está indicada. Desta forma, pode-se utilizar o laser para tratamento da lesão (figura 8), preservando o órgão onde a mesma está localizada, conforme a indicação para aquele caso.
Figura 9 Nos casos de estenose de ureter ou da uretra, uma das formas utilizadas para tratamento é o emprego do laser. Esta técnica é capaz de gerar uma abertura na área de estreitamento, através de secção do tecido doente, sem dissipar energia para os tecidos que não estão doentes (figura 9). Quando for indicado o tratamento minimamente invasivo para estes estreitamentos, o uso do laser sempre pode ser uma opção terapêutica.
Agendar uma consulta médica é o primeiro passo para resolver um problema de saúde.
No mês de agosto de 2023 tive a oportunidade de participar de um importante evento em cirurgia robótica, o 3rd International & SRS LATAM Robotic Surgery Congress. Além da participação, fui honrado...
Assista à entrevista do Dr. Caio Schmitt para o Podcast "Conversando Sobre Saúde".
Novembro Azul é um movimento mundial que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata. O diagnóstico...